Desejamos novos ventos para 2022!

Partilhar o caminhar é dividir com os nossos um pouco do que vivenciamos nesses tempos de desafios. Por isso trazemos aqui essa maré cheia que foi esse ano de 2021. Alguns pequenos fragmentos de memória da Terramar junto às comunidades tradicionais costeiras do Ceará e parceiros. Mais um ano de pandemia, fome, especulação fundiária, privatização e contaminação das águas… Em meio a isso, nossas tentativas coletivas de garantir direitos, construir e defender o bem viver, a autonomia energética e soberania alimentar dos povos do mar, a proteção da biodiversidade marinho-costeira e dos seus defensores. Para nos mantermos fortes nessas trincheiras, é importante reconhecermos e celebrarmos os momentos que conseguimos mobilizar e realizar, apesar do contexto.
2022 nos espera com novos desafios. Não tenhamos dúvidas das batalhas que virão. Em solidariedade e juntos, o combinado é seguir de mãos dadas e se manter vives. Seguiremos confrontando as violações de direitos e ameaças ao território marinho-costeiro – fonte de vida, lazer e liberdade para muitos. Ficaremos atentes, também, aos projetos de lei a serem votados em ano de eleição: o Marco Temporal (PL 490) que prejudica os povos indígenas; os agrotóxicos (PL 6299) e sua ameaça ao meio ambiente, à saúde e à qualidade dos alimentos; a grilagem (PL 2633) e seu retrocesso na questão fundiária, para desmatar , poluir e lucrar. Todos os projetos citados atingem todes, principalmente os povos tradicionais, indígenas, pesqueiros, quilombolas, negres, que preservam os ecossistemas por gerações.
Quem ainda não conhece, vale conhecer através de nossas redes e canal de youtube e spotify, algumas histórias e reflexões reunidas e contadas durante esse ano, como: a relatoria gráfica das “Conversas Marisqueiras”, os podcasts da “Rádio Marulho”, a série de animação “Vovó Ventania” e os debates sobre os projeto de eólica em terra e no mar, os textos da campanha “Manguezais Conexões Vitais”, a vídeo-performance “Somos muitas, diversas e estamos por todo lugar”, da maravilhosa @romaria_holanda.
Nós da Terramar, agradecemos a todes parceiros que compuseram essa caminhada de 2021 até aqui.