Conversas Marisqueiras e Seminário de Extensão Universitária do Naterra no Quilombo do Cumbe

#Parcerias

A parceria entre a Terramar e o Naterra rendeu bons frutos nesse ano de 2021. Por último, teve o Seminário de Extensão Universitária e Monitoria Acadêmica no Quilombo do Cumbe nos dias 13 a 15 de dezembro. Foi o segundo momento, após o primeiro em novembro.

O encontro abriu as atividades com uma potente Roda de Conversa entre as Marisqueiras do Rio Jaguaribe, os integrantes do Naterra e assessoras da Terramar. As marisqueiras presentes são dos territórios: Canavieira, Vila da Volta, Quilombo do Cumbe e Jardim (Aracati e Fortim/CE). As participantes foram convidadas a trazerem elementos simbólicos do seu território ou sua história. As 17 marisqueiras reuniram no centro da roda uma linda composição de objetos, ferramentas, utensílios e imagens que representassem a si, ao rio e à mariscagem. E para abrir a roda, um grupo de mulheres do Cumbe nos presenteou com uma emocionante mística. “Somos Lama, somos Dama” cantaram, enquanto dançavam. Ao final da roda, uma representante do coletivo @favelafro da periferia de Fortaleza ainda presenteou as mulheres com bioabsorventes. A roda recebeu com alegria essa iniciativa cuidadosa, que age na melhoria de vários âmbitos da vida de pessoas com útero, de forma ecológica e econômica.

À noite aconteceu uma oficina de defesa pessoal para o coletivo LGBTQIAP+ do Cumbe facilitada por Daniel Victor de Souza. O objetivo foi aprender caminhos de defesa em situações de violência.

Na manhã do dia 14, aconteceu uma oficina de Comunicação Popular e Memória, facilitada por nossa comunicadora Carla Vieira, onde es participantes foram convidades a refletir sobre uma comunicação ativa, documental, antirracista e popular. Já à tarde, foi a vez do mapeamento dos pratos tradicionais do território para construção de uma cartilha de cultura alimentar. E logo em seguida, foi apresentado o projeto de pesquisa da integrante do Naterra, Lara Maia, sobre o turismo comunitário da região.

No último dia, houve validação do Folder do Turismo Comunitário e Avaliação da caminhada conjunta, além de planejar as ações para 2022. No final música e cantos afetivos.