Campanha “Isso é Racismo Ambiental”
Isso é Racismo Ambiental!
“Por eles acharem que podem. Por eles acharem que a gente é “pequeno demais” no “alto nível” deles” – Luciana (Curral Velho – Acaraú)
Ruídos, doenças, violência sexual, perda de território e cercamentos, casas rachadas ou derrubadas, desmatamentos e alterações das águas, contratos abusivos, desemprego e perda de direitos trabalhistas, produtores de energia sem energia própria. Estas são algumas das dificuldades vividas por quem tem, como vizinhos, aerogeradores.
O relato de hoje vem de Curral Velho (Acaraú). Na região, a maioria dos moradores são pescadores ou agricultores. Luciana relata a ameaça que a comunidade tem sofrido com a possível instalação de projetos eólicos no mar da praia de Arpoeiras, conhecida como o segundo mar “seco” do mundo. O projeto está em processo de licenciamento ambiental. Mas não é só com o mar que a população tem se preocupado, existe para região a possível instalação do complexo eólico terrestre, “Ventos de Acaraú”, que pode impactar cerca de 10 mil pessoas que residem em 18 comunidades, abrangendo 11.271,84 hectares.
A campanha “Isso é racismo ambiental” é realizada pelo Instituto Negra do Ceará e Instituto Terramar. Conta com o apoio da Cese no âmbito do projeto “Entrelaçar as lutas e fortalecer as resistências comunitárias: violência estatal e racismo ambiental no Ceará” e da Fundação Rosa Luxemburgo no âmbito do projeto “Mangue, Clima e Mulher”.
Vem ouvir o áudio com o depoimento da Luciana, clique aqui!