Rede Tucum realiza décima Assembleia Anual

Reunir os grupos locais de turismo comunitário para debater desafios e perspectivas da articulação é, mais uma vez, o principal objetivo da Assembleia Anual da Rede Tucum. O evento chega à sua décima edição este ano e acontece, de 7 a 11 de novembro, na comunidade de Tatajuba (Camocim-CE). Na ocasião, estarão presentes representantes de 11 comunidades que compõem a Rede e parceiros institucionais, como o Instituto Terramar, a Associação Caiçara de Promoção Humana, a Rede Bodega, a Cáritas Brasileira Regional Ceará e o Viès – Núcleo de Economia Política da UFC.

A Assembleia acontece na sede da Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba (Acomota), que, junto à secretaria e às instituições assessoras da Rede Tucum, tomou frente na organização do encontro. “As políticas de turismo e como a Rede Tucum é afetada pela atual conjuntura do país e do mundo” é o tema que abre a Assembleia; além dele, debates sobre economia solidária e economia ecológica, desafios da administração e troca de experiências com outras iniciativas de turismo comunitário compõem o ciclo de reflexões previsto para os dias de evento.

Valorizando as produções e manifestações culturais dos povos tradicionais da Zona Costeira, a Assembleia estende seu programa para além dos debates propriamente ditos. Assim, apresentações culturais das comunidades, uma trilha pelas dunas de Tatajuba e uma feira de artesanatos também integram a programação da Assembleia.