Instituto Terramar promove seminário internacional “Crise Climática e Falsas Soluções: olhares desde o sul global” nos dias 6 e 7 de novembro

Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, o Instituto Terramar realiza o seminário internacional “Crise Climática e Falsas Soluções: olhares desde o sul global”. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, do Fundo Casa, da Fundação Sueca para a Conservação da Natureza, da União Europeia e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental – RBJA.

O intuito da ação é a troca de leituras desde o sul global sobre a crise climática e energética e as políticas que têm sido aplicadas para enfrentá-la. Além disso, propõe o espaço de escuta paraperspectivas sobre as relações geopolíticas em jogo, sobre o racismo e outras injustiças ambientais operantes e soluções propostas e tocadas por comunidades e grupos.

Com tradução simultânea em português, inglês e espanhol, o seminário ocorrerá de forma virtual, pela plataforma Zoom, sempre das 11h às 13h30, horário de Brasília (GMT-3). As inscrições estão sendo feitas via formulário, que segue aberto até o dia 05 de novembro ou até preencher 300 vagas.

A programação conta com exibição de filme, painéis temáticos e espaço para fala dos participantes. No primeiro dia, será o exibido o curta “Maré Braba”, seguido da mesa “Racismo Ambiental e Demandas energéticas em meio à crise climática”, que terá mediação da coordenadora institucional do Terramar, Cristiane Faustino. No segundo dia, a mesa terá por tema “Sul global e Contracolonialismo Energético”, e será mediada por Soraya Vanini Tupinambá, coordenadora do projeto “De Mãos Dadas Criamos Correnteza” pelo Ceará.

As participantes das mesa confirmadas até agora são: Zezé Pacheco, da Rede Vozes de Mulheres Negras pelo Clima (Brasil); Angelaine Alves, da Articulação Povos de Luta (Brasil); Lonco Clementina, liderança indígena do povo Mapuche (Chile); Lúcio Cuenca, do Observatorio Latinoamericano De Conflictos Ambientales – OLCA (Chile); Carmen Aliaga Monrroy, do Coletivo de Coordenação de Ações SocioAmbientais de Bolivia (Bolivia); e Yegeshni Moodley – Campanha de Justiça Climática e Energética na GroundWork (África do Sul).

Formulários de inscrição:

Português: https://forms.gle/pyApVfVBkb6j3f4UA

Espanhol: https://forms.gle/UJo7BjQdAVmj26KW7

Inglês: https://forms.gle/jd4UEwqBiU31Ye5P9