Núcleo de comunicação da Terramar oferece Oficina de Podcast em Caetanos de Cima

#educomunicação
#educaçãodocampo

“Quero aprender pra ensinar! ”

Essa frase foi a mais dita pelos alunos da Escola do campo Maria Elisbânia dos Santos. A turma do ensino fundamental II estava bem animada na oficina de podcast que aconteceu no último sábado (21/05), no Assentamento Sabiaguaba, em Caetanos de Cima/ Amontada-CE.

Entre imaginar e perceber os sons, várias gargalhadas no primeiro momento da oficina com o “jogo da panela”, na brincadeira cada participante escreveu uma palavra e colocou na “panela” para ser sorteado, depois cada um imitou o som da palavra que pegou. – “Nossa não sei fazer esse som não”, disse Sof do oitavo ano, demorou um pouco, mas ela conseguiu fazer o som do vento.

Comunicação popular, ouvir e pôr em prática, essas foram as bases apresentadas para a construção do podcast da escola. Nesse primeiro momento, após conhecerem algumas referências, gêneros e estruturas narrativas possíveis para podcasts, os grupos de trabalho escreveram três propostas de roteiros que se dividiram entre os gêneros jornalísticos, ficção e um bate papo, com viés de denúncia. O próximo encontro está previsto para junho, nessa etapa locução e montagem serão abordados para iniciar a construção do podcast.

A escola do Campo Maria Elisbânia dos Santos é a primeira do município de Amontada a oferecer uma educação contextualizada. Alguns temas trabalhados nas aulas, são: educação ambiental, artes, agricultura, comunicação, refletir e ser crítico sobre os problemas locais como as eólicas, a especulação imobiliária e a destruição das dunas.

A oficina está sendo ministrada pelo núcleo de comunicação do Instituto Terramar, com as assessoras Carla Vieira, Elena Meireles e Lívia Paiva.

@escolamariaelisbania
@caetanosdecima