Lançamento do Projeto “De mãos dadas criamos correnteza”

Instituto Terramar (CE) junto ao Instituto PACS (RJ) e Fórum Suape (PE) anunciam parceria em projeto e convidam para o lançamento virtual e para a formação de uma rede de fortalecimento às populações costeiras, em defesa do meio ambiente e de denúncia das violações dos direitos e dos acordos internacionais sobre clima e meio ambiente.

O projeto, cujo nome fantasia é “De Mãos Dadas Criamos Correnteza”, tem seu início de implementação em 2022 e finalização em 2024, é cofinanciado pela União Europeia e seu objetivo principal é buscar no Brasil fortalecer uma democracia pluralista, participativa e representativa, para o cumprimento dos acordos internacionais nas temáticas de meio ambiente, mudanças climáticas e direitos humanos com foco na zona costeira.

O empenho será pela melhora da eficácia das ações de incidência política das organizações da sociedade civil que atuam com mulheres, povos e comunidades atingidas por megaempreendimentos de duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste), 03 estados da federação (Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro), e 11 municípios, para a proteção da biodiversidade, justiça climática, soberania alimentar e defesa dos territórios e modos de vida, em conformidade com Marcos Regulatórios nacionais, Acordos Internacionais e Agenda 2030. 

O cenário brasileiro dos últimos anos apresenta níveis significativos de degradação ambiental, esfacelamento dos modos de vida e da soberania alimentar, bem como desarticulação das principais conquistas de direitos, fragilizando ainda mais o controle social e comprometendo, sobremaneira, a sobrevivência de comunidades e a preservação da biodiversidade. O projeto foca no impacto dos megaempreendimentos na zona costeira e suas populações, sendo eles relacionados no Ceará aos parques eólicos continentais e marinhos, em Pernambuco ao Complexo Industrial Portuário de Suape, e em estados da região Sudeste aos impactos causados pela maior indústria siderúrgica da América Latina, Ternium. Esses megaempreendimentos são tocados em sua maioria por empresas que desrespeitam os acordos internacionais de proteção ao meio ambiente e aos modos de vida.

O lançamento se dará de maneira virtual, pela plataforma Google Meet, das 19h às 20h45 do dia 28 de abril, mediante inscrição por formulário, tendo por convidadas organizações e articulações em defesa do meio ambiente e das comunidades atingidas por megaempreendimentos na zona costeira, além de lideranças dessas comunidades, veículos de comunicação, núcleos de pesquisa de universidades, representantes parlamentares e dos órgãos do sistema de justiça. 

Convidamos a todes para fazerem parte desse lançamento e dessa correnteza!

Para se inscrever, clique nesse link: Formulário de Inscrição pro Lançamento

🌊🤝🏿”De Mãos dados construímos correntezas.”🤝🏿🌊


Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Instituto PACS, Fórum Suape e Instituto Terramar e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.