Jovens participam de formação sobre rádio

As possibilidades e desafios para a produção de comunicação na comunidade nortearam a primeira Oficina de Rádio Comunitária, realizada na comunidade de Caetanos de Cima (Amontada-CE) nos dias 3 e 4 de setembro. A formação, facilitada pela jornalista e radialista Amanda Nogueira, reuniu jovens da própria comunidade Caetanos de Cima e do Assentamento Maceió (Itapipoca-CE).

Num processo de construção coletivo do conhecimento, a apresentação de técnicas radiofônicas mesclou-se com os debates do momento. Assim, foram produzidas entrevistas sobre turismo comunitário e o grupo de mulheres da comunidade, enquetes sobre o impeachment de Dilma Roussef e a implantação de parques eólicos no assentamento e notícias a respeito de fatos das comunidades, como a realização de festas tradicionais, reuniões de grupos comunitários e a disputa eleitoral para a prefeitura do município.

O último momento da Oficina foi dedicado ao aprendizado de técnicas de edição e manejo dos equipamentos. A esse, se somou o debate a respeito do caráter comunitário e democrático da rádio. Além disso, foram objeto de reflexão as possibilidades de uso que ela pode ter em cada localidade para ser, de fato, apropriada pelas comunidades, iniciando um diagnóstico do que poderia vir a compor uma programação.

A formação em Rádio Comunitária vem complementar a implantação de rádios comunitárias prevista no projeto Tucum – Tecendo Comunicação Solidária, realizada com apoio do Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis. Para isso, o ciclo formativo conta com momentos distintos e itinerantes, que, além de Caetanos de Cima e Assentamento Maceió, envolverá também a comunidade de Tatajuba (Camocim-CE).