MPP apoia estudantes criminalizados pela Seduc

Em sua última Assembleia Nacional, ocorrida de 23 a 26 de agosto de 2016 na Reserva Extrativista do Batoque (Aquiraz – CE), o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais aprovou moção de apoio aos estudantes que, no último período, vêm sendo criminalizados pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará (Seduc-CE) por ter tomado parte das ocupações das escolas estaduais em defesa da educação pública.

Ao longo deste ano, foram mais de 50 escolas ocupadas em todo o Estado. A ação contou com apoio de pais, funcionários, professores e diversos outros coletivos e movimentos. Dentre as reivindicações dos estudantes, destacam-se o Passe Livre e a melhoria da alimentação oferecida pela escolas. As ocupações também apoiavam a greve dos professores da Rede Estadual, ocorrida no mesmo período.

 

Moção de apoio aos estudantes criminalizados pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará

A II Assembleia do MPP, ocorrida no período de 23 a 26 de agosto de 2016 na Reserva Extrativista do Batoque, município de Aquiraz – CE, vem a público repudiar a atitude do Governo do Estado do Ceará de criminalizar os adolescentes e jovens pelo fato de terem promovido a ocupação coletiva das escolas em defesa da educação pública, crítica, gratuita e de qualidade. Ressaltamos que a ocupação das escolas por estudantes é ação coletiva e legítima, e significa um serviço relevante à sociedade e a todos e todas que entendem a educação como elemento central para a construção de seres humanos comprometidos com a justiça e a democracia.