Nossos Territórios, Nossas Regras! II Intercâmbio Povos do Mar do Ceará 2022

Somos gente lutando
Para ocupar
Povos que protegem
A terra e o mar

Trecho do poema de abertura do 2 Intercambio, Zezinha do Assentamento Maceió).

Na manhã de sábado com sol alto e maré cheia, canto, poema e palavras de esperançar, iniciou o 2o Intercambio Povos do Mar do Ceará 2022, com o tema: Nossos Territórios, Nossas Regras! O encontro de defensores dos ecossistemas costeiros e seus modos de vida aconteceu na Resex Prainha do Canto Verde entre os dias oito e nove de outubro.

Durante os dois dias de evento, os participantes dialogaram sobre: Povos do mar e suas tessituras antirracistas, anticolonialistas e patriarcais; Territórios e afirmação de direitos; A convecção 169 da OIT, e afirmação de direitos dos povos tradicionais: experiências dos protocolos comunitários a luz da convenção 169 da OIT e os passos para sua efetivação; Protocolos comunitários, experiências de construção e seus desafios.

Os participantes dialogaram e refletiram sobre suas frentes de luta contra o colonialismo e suas armadilhas, que vende a falsa ideia de desenvolvimento, mas explora, retira pessoas dos seus territórios, não cumpre acordos internacionais, destrói ecossistemas. Cris Faustino ressaltou: “Esse homem europeu – o colonizador – chegou dizendo que nos descobriu, sendo que a gente já existia, o ecossistema já existia; São sociedades diversas em suas relações de gênero e outros modos de vida de pensar a sociedade”.

“Assegurar o futuro para que a minha geração seja mantida e os filhos e netos herdem. O planejamento do futuro é pensando em gerações futuras. Daí que surgem os protocolos autônomos”, Daniel Serejo afirmou o quanto são importantes a mobilização social e a construção de protocolos de consulta para exigir que o Estado antes de qualquer ação em um território, consulte de forma prévia e informada os seus moradores, para que se garanta respeito e proteção aos seus modos de vida ali existentes.

O diálogo entre os participantes rendeu importantes planejamentos. A organização do 2o Intercambio Povos do Mar 2022 deliberou como encaminhamento: a escrita de uma carta para as autoridades, ressaltando a importância dos protocolos de consulta; dialogar com ministérios públicos e defensorias sobre pautas comunitárias.
Agradecemos aos participantes das mesas: Vylena Sousa, Rafaela Sousa e Cris Faustino, Camila Dutra, Andrea Camurça, Péricles e Angelaine Alves, Luciana Nóbrega, Danilo Serejo e Cleomar Ribeiro, a mediadora Tharrara Rodrigues, Cecília Feitosa, Péricles Moreira e todes participantes do intercâmbio e até o próximo!