Mar livre! Vida garantida! – II Intercâmbio Povos de Luta

No litoral, unem-se forças em defesa do mar diante das eólicas offshore

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2022, acontece no litoral cearense um encontro de representantes de em torno de 15 comunidades tradicionais costeiras, que têm na pesca artesanal seu modo de vida ancestral e no mar o seu ambiente mais precioso, contra a implementação de projetos eólicos dentro do mar e próximo a costa. Na ocasião, as lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil e universidades, que se unem na defesa socioambiental da Zona Costeira, trarão em marcha pelas ruas e praia de Curimãs, município de Barroquinha, as preocupações e reivindicações no que concerne aos projetos de eólicas no mar. 

“Nada pode compensar o prejuízo de perder o mar”

Se não fosse pelo trabalho de proteção e conservação destas comunidades, muito do nosso ecossistema marinho-costeiro já não estaria mais de pé como persiste hoje – dunas barcanas, dunas calcáreas, gamboas, lagamares, restingas, praias e manguezais… Assim, quando surgiram planos de empreendimentos que projetam parques eólicos para dentro do mar, muito perto das praias e ao longo de todo litoral brasileiro, mas principalmente nordestino e cearense, em 2022, lideranças comunitárias se juntaram como “Articulação Povos de Luta”, para formar resistências por parte das comunidades tradicionais contra a instalação de eólicas no mar. “Querem adentrar nosso mar porque dizem que não tem empecilhos para o vento e, assim gerar mais energia, mas isso irá causar muitos males para nossas comunidades costeiras e também para todas as populações: Prejudicará o sustento dos pescadores, alterando a vida marítima local. Grandes populações de pescadores e pescadoras podem perder seu modo de vida: a pesca artesanal; Poderá prejudicar o turismo local; A construção irá prejudicar a vida marinha e acabar com os ecossistemas…” (Articulação Povos de Luta).

A programação do intercâmbio conta com falas, debates, marcha e música. Os/as participantes debaterão as formas que os parques eólicos offshore estão sendo projetados para dentro do mar, as violações de direitos humanos e os impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais que podem ser antecipados, a partir das experiências com eólicas em terra, do conhecimento dos ecossistemas marinho-costeiros e a partir das negligências explícitas nos projetos. 

Na terra e no mar, povos a lutar para eólica não entrar!”

O encontro acontecerá na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da comunidade de Curimãs (Barroquinha) 50 pessoas já confirmaram presença, dentre os quais há lideranças de 15 comunidades: Curral Velho (Acaraú), Cumbuco (Caucaia), Vila da Volta (Aracati), Jardim (Fortim), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Caetanos de Cima e Barra das Moitas (Amontada), Tatajuba, Vila Nova, Camocim e Xavier (Camocim), Assentamento Maceió e Tremembés da Barra de Mundaú (Itapipoca), Morro dos Patos e Tremembés de Almofala (Itarema). Dentre os participantes, também há alguns representantes de organizações: Eco Maretório, Cáritas, MAM, Frei Tito, Urucum, Terramar, Labocart (Universidade), Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). O intercâmbio conta com o apoio do Fundo Casa, da Sociedade Sueca pela proteção da natureza (SSPN) e Pão Para o Mundo (PPM), comerciantes das comunidades aqui representadas, e dos/as próprias participantes.

__________________________________________________________________________

Mar livre! Vida garantida! – II Intercâmbio Povos de Luta
Data: 17,18 de setembro de 2022          Local: Curimãs, Município de Barroquinha, Ceará

Contato para mais informações:  

(88) 98845-6182 – Angelaine de Vila Nova – Território de Tatajuba/Camocim

(88) 98108-1183 – Jorge de Curimãs