Nota de Solidariedade

As organizações abaixo subscritas manifestam toda a solidariedade à família do Sr. Paulo Flávio da Silva, vitimado pela onda de violência letal que tem abatido o nosso Estado nos últimos anos. Também nos solidarizamos com toda a comunidade de Tatajuba por este triste episódio, uma comunidade tradicional que tem uma história bonita de luta em defesa de seus territórios e da natureza. Uma comunidade de famílias pacíficas e, que, apesar das divergências internas sempre souberam coletivamente defender seus modos de vida e a beleza de seu lugar. Imaginamos o nível de sofrimento e apreensão que abala todos os seus moradores e moradoras frente à insegurança, riscos e ameaças à vida. Infelizmente nos últimos anos temos testemunhado um enorme aumento da violência e das ameaças à vida das pessoas de vida comunitária nos territórios tradicionais pesqueiros e camponeses, na Zona Costeira do Ceará.


Esperamos que os órgãos de segurança pública se empenhem em solucionar o mais rápido possível o caso e, que não sejam cometidas injustiças ou novas violências, seja por negligência do Estado, seja por outras razões. Exigimos também que seja garantida a proteção a todas as famílias no território, especialmente àquelas que se encontram sob riscos e ameaças frente à gravidade da situação e que estão fortemente vinculadas à defesa dos territórios, dos modos de vida, dos direitos humanos e da geração de melhores condições para toda a comunidade.


Fortaleza, 29 de abril de 2022


Instituto Terramar
Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar – ALECE
Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP
Cáritas Brasileira Regional Ceará
Coletivo Subverta e Instituto Ambiental Viramundo
Associação dos/as Pequenos/as Agricultores/as e Pescadores/as Assentados/as do Imóvel Sabiaguaba (APAPAIS) – Caetanos de Cima, Amontada/CE
Associação Comunitária de Sítio Canavieira/Aracati – CE
Associação Quilombola do Cumbe/Aracati – CE
Associação dos moradores do sítio Jardim – Fortim – CE
Coletivo de Assistentes Sociais Flor do Urucum
Coletivo Feminista Rosas que falam de Iguatu-CE
Eco Icaraí
Movimento SOS Bastiana
Observatório Socioambiental
Organização Popular – OPA
Resistência Feminista
Ana Valéria Holanda da Nóbrega
Lucas Silveira e Silva
Anna Karina Cavalcante de Oliveira
Vanda Claudino Sales, professora universitária, ambientalista, Movimento SOS Coco
Vólia Aires Barreira – funcionária pública aposentada