Carta de Encerramento da primeira fase da Campanha Pescando Solidariedade

Passamos para agradecer a todas as pessoas que contribuíram com a Campanha Pescando Solidariedade. Seu engajamento foi, e tem sido, fundamental para colaborar nas condições materiais para que as comunidades tradicionais costeiras e pesqueiras exerçam o direito ao isolamento e à autoproteção, no contexto da pandemia do coronavírus. Inserida num esforço coletivo, sua colaboração ajudou a prestar assistência emergencial em 13 territórios, 09 comunidades pesqueiras, 01 Aldeia indígena e 03 Comunidades Quilombolas, alcançando um total de 860 famílias!

A Campanha Pescando Solidariedade é uma iniciativa coletiva para arrecadar fundos autônomos e rápidos, inicialmente, para uma ação de emergência alimentar e sanitária às comunidades. Uma segunda etapa, em planejamento, consistirá em outras frentes de apoio popular solidário ao enfrentamento das necessidades emergenciais na pandemia, e estratégias de mitigação, reconstrução e fortalecimento da vida e das economias comunitárias. Sobreviver é a meta emergencial, viver é o combinado!

Além do Instituto Terramar colaboram na concepção, organização, criação, promoção e divulgação da Campanha: o GT sobre enfrentamento aos conflitos na Zona Costeira e mais de 30 lideranças comunitárias das praias, estuários e manguezais! Tínhamos incialmente uma demanda total de 965 famílias, que posteriormente foi reduzida, mediante avaliações comunitárias, que por terem conseguido acessar assistência por outros meios, escolherem redirecionar sua demanda inicial para outras, numa bonita lição de solidariedade!
Através da chamada para colaboração financeira, no período de 06 de abril a 08 de maio, arrecadamos R$ 5.196,36. Essa iniciativa foi fundamental para mobilizar junto aos parceiros nacionais e internacionais, Sociedade Sueca de Preservação da Natureza (SSPN) e Pão Para o Mundo, outros recursos para dar conta da demanda! Nessa empreitada, conseguimos levantar 860 cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, atendendo 13 comunidades em nove municípios.

Para viabilizar a logística, contamos com o apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humano, num esforço da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial. As entregas já estão sendo realizadas, dia 08.05 no litoral oeste e 09.05 no litoral leste!

Muitas graças e proteção a todes que colaboraram, em breve voltamos a nos comunicar!

Realização: Instituto Terramar, GT sobre Enfrentamento aos Conflitos em Comunidades Costeiras; Associação Quilombola do Cumbe/Aracati, Associação dos Moradores do Sítio Jardim/Fortim, Associação de Moradores da Prainha do Canto Verde/Beberibe, Associação de Moradores do Batoque/Aquiraz, Associação Comunitária de Marisqueiras e Pescadores de Curral Velho/Acaraú, Associação dos Pequenos Agricultores e Pescadores Assentados do Imóvel Sabiaguaba/Amontada, Associação dos Cultivadores e Cultivadoras de Algas do Assentamento Maceió/Itapipoca, Acampamento Nossa Terra/Itapipoca, Associação Comunitária do Imóvel Maceió/Itapipoca, Associação dos Moradores da Tatajuba/Camocim!

Financiamento: Colaboradores/as Voluntários/as do Fundo; Sociedade Sueca de Preservação da Natureza (SSPN), Pão Para o Mundo

Apoio: Plataforma engajar.redesolidaria.org.br da rede Abong; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humano