XI Assembleia Anual da Rede Cearense de Turismo Comunitário

Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017 aconteceu na Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde a XI Assembleia Anual da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum). A Assembleia envolveu 15 grupos comunitários de populações tradicionais e teve como objetivo avaliar a caminhada e discutir os desafios para o coletivo no contexto atual.

No debate, a análise da conjuntura política explicitou o cenário de perdas de direitos para trabalhadores(as) e populações tradicionais e os impactos e riscos socioambientais na Zona Costeira do Ceará. Além disso, a economia solidária foi identificada como base para discutir o sentido da economia que movimenta o Turismo Comunitário e fortalece os grupos locais e suas formas de se relacionar com os territórios marinhos-costeiros de rica produção material e imaterial. O encontro, também, foi um momento de fortalecimento de ideias e identidades, dos modos de fazer, dos saberes e das vivências singulares de ser, e sua integração cotidiana com terra e mar na Zona Costeira do Ceará.

O encontro contou, também, com a participação de organizações que assessoram a Rede como a Associação Caiçara, atual Secretaria Executiva da Rede, e o Instituto Terramar; e com pesquisadoras convidadas da Universidade Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.