Oficina de rádio comunitária em Tatajuba

Adolescentes, jovens e adultos da comunidade de Tatajuba (Camocim-CE) se reuniram no último sábado (24/09) para debater e construir processos de comunicação no local. A ocasião do encontro foi a oficina de rádio comunitária que contou com facilitação da jornalista Amanda Nogueira e teve como objetivo realizar uma formação para construção de conteúdo para uma rádio itinerante que será implantada no local.

A formação mesclou técnicas radiofônicas e assuntos próprios da comunidade, que é composta por quatro vilas: Tatajuba, Vila São Francisco, Vila Nova e Baixa da Tatajuba. Durante o evento, foram produzidas enquetes sobre temas diversos, como eleições, pesca, turismo e futebol feminino; uma entrevista com Maria Edília Araújo Monteiro, conhecida como Neném, e que é a atual presidenta da Associação Comunitária de Moradores da Tatajuba (Acomota) e membro do Grupo de Turismo da Rede Tucum no local; e notícias a respeito da Assembleia Anual da Rede Tucum, que acontecerá na comunidade no início de novembro próximo.

Outra possibilidade explorada foi a de fazer programas ao vivo, explorando o aspecto espontâneo da rádio. Além disso, a oficina também abordou a interação entre rádio e comunidade e a ampliação do alcance das vozes dos grupos comunitários envolvidos nas programações. Por fim, os participantes puderam aprender técnicas de edição de áudio e de manuseio de equipamentos.

A formação em Rádio Comunitária foi um subsídio para a implantação de rádios comunitárias prevista no projeto Tucum – Tecendo Comunicação Solidária, realizada pelo Instituto Terramar com apoio do Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis. A oficina em Tatajuba foi a segunda de um ciclo, que se encerra com um encontro dos participantes da primeira e segunda oficina, previsto para o final de outubro no Assentamento Maceió (Itapipoca-Ceará).