Organização Comunitária é tema de oficina em Tatajuba

Organização Comunitária foi o tema de debate da oficina realizada na comunidade de Tatajuba no último final de semana (14 e 15 de maio). A ação, organizada pela Associação Comunitária de Tatajuba (ACOMOTA) e realizada pelo Instituto Terramar, é parte do projeto Grupos Fortalecidos Conquistando seus Direitos, que conta com apoio do Fundo Socioambiental Casa em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa e a Fundação OAK.

Ao longo dos dois dias de atividades, cerca de 40 participantes oriundos das quatro vilas da comunidade se reuniram na escola de Vila Nova para construir de diálogos, troca de experiências e aprendizados sobre questões relativas à organização comunitária, gestão, princípios, desafios e estratégias. Nesse contexto, destaca-se a presença, ainda, da Associação de Moradores da Praia do Xavier (Camocim) e da Associação de Moradores e Pescadores do bairro São Pedro (Granja) para também tomar parte nesse intercâmbio.

A oficina foi um momento de fortalecimento das estratégias e do debate sobre a organização comunitária. Através de metodologias participativas, como atividades em grupo, dinâmicas e compartilhamento de experiências, os homens, mulheres, jovens e crianças das comunidades construíram reflexões para o próximo período.