Assembleia Popular dos Povos das Águas

Em tempos de políticas equivocadas com retrocessos de direitos e invisibilização de povos que sempre viveram dos rios, açudes e mares, é necessário afirmar a força de nossa luta que nos faz caminhar de cabeça erguida, questionar e recalcular trajetos, pular e derrubar as cercas, recuar jamais.

É nesse contexto e espírito que, durante o período de 16 a 19 de Agosto de 2018, ocorrerá a Assembleia Popular dos Povos das Águas na Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati/CE).  A Assembleia agregará povos e comunidades que habitam e convivem em territórios das águas, como pescadores e pescadoras da Zona Costeira, populações que vivem em territórios de manguezais e águas continentais. Também participarão organizações da sociedade civil, movimentos sociais, estudiosos, ambientalistas e outros sujeitos que colaboram com as lutas dos povos das águas, bebem nessa fonte e partilham dessa pesca de saberes.

Realização: Instituto Terramar, Conselho Pastoral dos Pescadores, Cáritas Diocesana de Crateús e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).