De onde vem o óleo?

Praias improprias para banho e limpeza efetuada pelas prefeituras, assim tem sido as respostas do governo do estado sobre o aparecimento de óleo na costa cearense. Segundo laudo técnico divulgado no início de fevereiro (iniciativa da Rede Cooperativa de Desenvolvimento de Protocolos para Avaliação de Zonas Costeiras Impactadas por Derramamento de Óleo e Aplicação de Biotecnologias para Remediação (REBICOP) “Projeto Cooperativo Óleo”), amostras coletadas no dia 31/01 na praia Pontal do Maceió (Fortim/CE) não têm relação com o petróleo encontrado em 2019, na nota diz:
“As possibilidades aventadas pelos investigadores de geoquímica forense do LEPETRO/IGEO/UFBA, para o óleo encontrado nas praias seriam: i) petróleo exsudado (seep) no fundo do mar, em função de existência de um sistema petrolífero semelhante ao da Bacia de Sergipe, ainda não perfurado, no entanto localizado em águas profundas nas bacias do Ceará e Potiguar; ii) acidente, fruto de perfuração em processo de exploração/produção, por Companhia Petrolífera concessionária, offshore, sendo o óleo proveniente desse sistema petrolífero; iii) acidente provocado por navio em procedimento de transporte de óleo de natureza geológica acima referida. Para as possibilidades sugeridas, o óleo teria sido levado à zona costeira cearense por fenômenos oceanográficos”. (Laudo publicado na SEMA)
No último boletim divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente (14/02) constam 60 praias atingidas em 2022 pelo óleo, ainda de origem desconhecida. Os números podem ser maiores, sendo possível identificar as praias atingidas mediante denuncia que pode ser feita pelo email: cientistachefesema@gmail.com, é só enviar em anexo imagem da mancha, município, data, o local da praia e ponto de referência. O recolhimento é de responsabilidade das prefeituras que enviam amostras ao estado para análise.
Mesmo com os laudos técnicos, ainda existem muitas dúvidas sobre a origem dos resíduos e os impactos nos ecossistemas. Diversos investimentos vislumbram os oceanos, como a exploração de Petróleo, a indústria portuária e os parques eólicos no mar. É preciso acompanhar de perto e identificar os responsáveis, para não acontecer como em 2019, que nada foi feito e até hoje comunidades tradicionais costeiras sofrem com as consequências daquela tragédia crime que afetou toda a costa nordestina.
PS. Exsudado (seep) – fluir ou vazar lentamente através de material poroso ou pequenos orifícios.