O Projeto “Zona Costeira com autonomia energética e alimentar” tem sua primeira visita de campo

A Terramar em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL) e Sociedade Sueca para proteção da natureza (SSPN), iniciou ontem (26/08), uma primeira etapa presencial do projeto “Zona Costeira com autonomia energética e alimentar”. No coração do projeto estão as vivências e os debates em torno da transição energética justa e popular, mudanças climáticas, segurança e soberania alimentar.

O primeiro encontro foi na comunidade de Caetanos de Cima/ Amontada-CE. A Resex Prainha do Canto Verde/ Beberibe-CE, também irá participar do projeto. A proposta é fortalecer a educação ambiental nas escolas do campo, se estendendo para as famílias do território, apresentando de forma contextualizada e técnica, a construção de um biodigestor e/ou o reuso de águas, ferramentas de geração energética e uso sustentável da água. Assim, deverá servir como modelo de respostas descentralizadas à demanda energética, de água, saneamento básico e a produtividade dos quintais de base agroecológica.

Na imagem, um desenho no quadro da primeira reunião de planejamento na comunidade de Caetanos de Cima/ Amontada – CE, no qual nosso Assessor de Campo, Alexandre Carneiro, ilustrou a estrutura de um biodigestor para análise coletiva das demandas práticas de sua implementação. Os próximos passos serão de identificação do quintal beneficiado e planejamento com a escola e organização comunitária das aulas práticas de construção e manutenção, assim como, passar pelas mesmas etapas na Resex Prainha do Canto Verde.