Oficina sobre produção pesqueira acontece em Tatajuba

Pescadores e pescadoras de Tatajuba se encontraram no último final de semana (3 e 4 de dezembro) para participar da Oficina de Organização de Dados de Produção Pesqueira, Comercialização e Gestão do Grupo de Pescadores e Pescadoras. O objetivo da atividade foi iniciar um inventário de ecossistemas pesqueiros, tipos de embarcações, espécies capturadas, pescadores que atuam a região e apetrechos de pesca. Essa oficina foi a primeira de um trabalho busca construir a experiência de um ano de levantamento do universo pesqueiro local e consiste em uma iniciativa da Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba (Acomota), com financiamento do Fundo Socioambiental Casa e apoio do Instituto Terramar.

A oficina contou com a participação de pescadores e pescadoras das quatro vilas de Tatajuba (Vila São Francisco, Vila Nova, Baixa Tatajuba e Tatajuba) e, além do levantamento propriamente dito, se debruçou sobre a conjuntura da pesca artesanal no Brasil e a crescente perda de direitos por partes dos trabalhadores da pesca. O espaço contou com apoio do coordenador nacional do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), João Batista, que contribuiu com uma análise baseada nas políticas para a pesca artesanal e os desafios para a manutenção dos territórios pesqueiros no crescente modelo de ocupação das políticas de desenvolvimento que se estendem sobre a Zona Costeira.

Nesse sentido, ganhou destaque a importância da pesca artesanal para a soberania e segurança alimentar, pois os levantamentos de dados indicam que a pesca ainda tem grande importância econômica para essas populações costeiras. As informações trazidas pelos/as pescadores/as afirmam que essa ainda é principal fonte de alimento das vilas. O levantamento realizado, além de fornecer uma atualização local da estatística pesqueira, também informa o quanto são fortes as relações não comerciais, como o escambo, e como isso caracteriza uma outra forma de lidar com o aspecto da união e reciprocidade existente entre os que habitam esse território.