Acampamento Nossa Terra implanta sistema de energia solar

E fez-se a luz! O último sábado ficou marcado na história do Acampamento Nossa Terra, um dos principais pontos de resistência do Assentamento Maceió (Itapipoca-CE) em defesa de seu território na Zona Costeira. Nesse dia, homens e mulheres se organizaram para  implantar no local o sistema de geração de energia solar em pequena escala que, a partir de então, irá fornecer eletricidade para o Acampamento. O sistema faz parte da estratégia de fortalecimento da proposta de turismo comunitário no espaço.

O Acampamento Nossa Terra conta com um grupo de 43 famílias que, através de suas lutas, fazem deste território um espaço de interação e experimento de novas possibilidades, atuando coletivamente na construção cada vez mais consciente de uma forma de convivência harmônica com o meio em que vivem. Até então, o acampamento não recebia energia elétrica, apesar das diversas tentativas pregressas de inserir o espaço na rede de distribuição convencional.

A partir do debate de outras possibilidades, a comunidade fez a opção por um meio de geração menos poluente, como é o caso da energia fotovoltaica. Após meses de pesquisa e diálogos com vários sujeitos desse campo, o grupo conseguiu o apoio de dois consultores em energias renováveis, Jorgdieter Anhalt e Wzoma. O apoio culminou em um momento de interação e troca de conhecimentos entre os consultores e o grupo de agricultores/as e pescadores/as do Assentamento Maceió.

A captação de recursos para a compra das placas de captação solar e baterias de armazenamento é parte de um projeto apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa e Fundo Socio Ambiental Caixa, uma estratégia que tem feito a diferença nas vidas das famílias das pequenas organizações comunitárias da Zona Costeira do Ceará; a assessoria para implementação e efetivação, por sua vez, ficou por conta do Instituto Terramar.