Quem Somos

Formação e organização popular, afirmação dos territórios tradicionais costeiros e conservação ambiental dos ecossistemas marinho-costeiros.

O Instituto Terramar é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para a justiça socioambiental na Zona Costeira do Ceará. Sua atuação está voltada, principalmente, para a garantia de direitos coletivos e individuais de comunidades tradicionais costeiras do Ceará, em especial os direitos ao meio ambiente, ao território, à diversidade cultural, ao trabalho e ao exercício político.

Desde seu surgimento em 1993, o Terramar colabora, sobretudo, na formação e organização popular, em práticas coletivas locais comprometidas com a afirmação dos territórios tradicionais costeiros e na conservação ambiental dos ecossistemas marinho-costeiros.

Do ponto de vista metodológico, a formação política, o apoio às causas comunitárias e a afirmação dos modos de vida e trabalho dos povos da Zona Costeira estão presentes na prática institucional. O trabalho em rede e a articulação com parcerias é uma de suas fortalezas, construindo visibilidade e alianças em defesa dos direitos e da justiça socioambiental.

Atuando em territórios de conflitos socioambientais, a partir da presença direta nas comunidades, o Terramar reconhece que esses conflitos e as injustiças socioambientais possuem impactos diferenciados, marcados por desigualdades estruturais e injustiças históricas, como a discriminação de gênero, geração e raça/etnia. Assim, a instituição compreende que construir justiça socioambiental implica também em desconstruir culturas opressoras e violentas como o racismo, o machismo e a LGBTIfobia.