Lançamento “Vovó Ventania” – Energia para quem? Projeto limpo para quem?

Quarta-feira 27/10 às 15h30, lançaremos, virtualmente, a mini-série audiovisual “Vovó Ventania”, que trata das ameaças aos territórios tradicionais marinho-costeiros pelos projetos da indústria eólica marítima previstos para a costa do Ceará, e em licenciamento no IBAMA.

Energia para quem? Projeto limpo para quem? E a pesca artesanal como é que fica? E os ecossistemas marinho-costeiros? As populações locais estão sendo informadas e consultadas?

Organizar reflexão crítica sobre os projetos de parques eólicos planejados para dentro do mar brasileiro. Questionar sobre os impactos ambientais e sociais, partindo da experiência de comunidades tradicionais com esses empreendimentos em terra. Com esses objetivos, a série audiovisual “Vovó Ventania” composta por 4 episódios é pensada como instrumento educativo, mobilizador e reflexivo.

No dia 27, exibiremos a série em sua íntegra e seguiremos o evento em roda de conversa sobre os temas acima descritos. O evento ocorrerá através de sala virtual do Google Meet. Se inscreva na ficha de inscrição disponível no perfil do @instituto.terramar, que enviamos o link no dia para você!

Sinopse: Moradora de uma comunidade tradicional costeira, uma jovem recebe notícia preocupante de um empreendimento que planeja instalar eólicas no mar daquele território. As suas guias, ancestrais e um óculos mágico a ajudam a reavivar memórias de seus parentes e antever problemas para sua comunidade diante da planejada instalação desses mega-empreendimentos.

A série foi realizada pelo Instituto Terramar, com promoção do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Ambiental, apoio da Cáritas Brasileira, Misereor, Pão para o Mundo, Sociedade Sueca de Proteção à Natureza, e em parceria com a Rede Brasileira de Justiça Ambiental. A roda de conversa integra as atividades do projeto “Zona costeira com autonomia energética e alimentar”, apoiado pela fundação Rosa Luxemburgo.

#ProjetoLimpopraquem?

#Energiapraquem?