Campanha Pescando Solidariedade: Ação coletiva em defesa das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Ceará

O aumento na insegurança alimentar é uma realidade para milhares de brasileires. Pesquisa recente, feita pela Rede Pessan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), constatou que no final de 2020, cerca de 19 milhões de pessoas passaram fome no Brasil, ou tiveram alguma restrição alimentar, principalmente no consumo de carne.
Ainda segundo o IBGE, quatro em cada dez famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Essa situação é mais crítica nos lares chefiados por mulheres e negres. A insegurança alimentar afeta de forma crítica as crianças e adolescentes, uma vez que metade delas não se alimentam como deveriam (Terramar, 2021). As desigualdades devem ser compreendidas em uma perspectiva interseccional, que no Brasil, tem se potencializado nos últimos três anos de desgoverno genocida do Bolsonaro.

Mediante os desafios da conjuntura, a segunda edição da Campanha Pescando Solidariedade é uma ação coletiva que tem como objetivo colaborar na criação de um fundo para aquisição solidária de alimentos e produtos de higiene. Temos como meta 930 cestas que serão distribuídas entres es moradores de: Curral Velho, Jardim, Quilombo do Cumbe, Caetanos de Cima, Assentamento Maceió, Tatajuba, Resex Prainha do Canto Verde, quilombo Córrego de Ubaranas e na comunidade indígena Tremembé da Barra do Mundaú.

Assim, pedimos contribuições de toda a sociedade, qualquer quantia já constrói essa rede de apoio, empatia e solidariedade aos povos da Zona Costeira do Ceará.