Rádio Marulho – “Quem pode dizer de nós somos nós, Quilombo do Cumbe”

Faz somente 137 anos, que pessoas escravizadas foram “libertadas” no estado do Ceará, sendo a primeira província brasileira a aderir a abolição da escravatura, em 25/03/1884, assim o estado recebeu o título de “Terra da Luz”. A lei Áurea só seria instituída no Brasil quatro anos depois desse marco histórico. Em comemoração e afirmação, esse dia passou a ser feriado no estado a partir de 2011, onde recebeu o nome de “Data Magna do Ceará”.

Em memória de todos e todas que acreditaram na liberdade, em homenagem aos que ainda lutam e no esforço coletivo de preservação de suas histórias, nós preparamos para o podcast Rádio Marulho, o episódio especial: “Quem pode dizer de nós somos nós, Quilombo do Cumbe”. Entre história e poesia, apresentamos um panorama desse tempo e como ainda perpetua os processos colonizadores no cotidiano do povo preto quilombola cearense. Sim, no Ceará tem pretos e pretas! Mesmo que alguns discursos ainda insistam em dizer que não.

Reafirmamos que mesmo com todas as tentativas de apagamento, resistimos e existimos para continuar na luta e para nunca esquecer nossos ancestrais que acreditaram e esperançaram por dias melhores.

Agradecemos a todes que participaram desse episódio e sua construção: Iara Fraga, João do Cumbe, Marti Silva, José Francisco, Cleomar Ribeiro, Cris Faustino e os povos quilombolas do Cumbe @quilombodocumbe e do Córrego de Ubaranas.

Vem ouvir no Youtube
https://youtu.be/AvDXKJuvFbc

Soundcloud
https://soundcloud.com/radiomarulho2/quempodedizerdenossomosnos

ou Spotify
https://open.spotify.com/show/1tlg3w5cVnpKZhLwPYbAbT

 

Contamos também com as referências bibliográficas:

“Catirina minha nega, Teu sinhô tá te querendo vendê, Pero Rio de Janeiro, Pero nunca mais ti vê, Amaru Mambirá: O Ceará no tráfico interprovincial – 1850- 1881.” (2005) e “Evocar histórias negras é tornar vivas as lutas” (2020), ambos de José Hilário Ferreira Sobrinho. “A abolição no Ceará: ‘Há uma apropriação desse evento que só os brancos lucram, os negros não'” (2019) Entrevista de Rafael Ayala à José Hilário Ferreira Sobrinho.

Recitamos: “Todas as manhãs” (2017) e “Tempo de nos aquilombar” (2020), ambos de Conceição Evaristo

Adaptamos trechos de: “Torto Arado” (2019) de Itamar Vieira Junior