Curral Velho e seus encantos

IMG_20191122_160510_116

Curral Velho é uma comunidade tradicional pesqueira, situada no litoral oeste, em Acaraú – CE, e fica a 230 km de Fortaleza. Os moradores da região vivem da pesca artesanal, pesca de mariscos, agricultura capoeira, baixio e rocados e também têm no artesanato uma vertente forte de afirmação identitária. Essa comunidade tradicional pesqueira é rica em seus modos de vida e saberes, dominam técnicas para a construção de currais de pesca e casas de taipa, a arte da pesca, o oficio das marisqueiras, artesanato em palha e renda, a culinária (grolado e pirão de peixe), além da preparação da farinha e o mocororó, uma herança dos povos originários.
Reisado, drama, novenas e quadrilhas fazem parte das manifestações culturais da comunidade tradicional.
A história de resistência do Curral Velho permeia entre a luta e a resistência contra as fazendas de camarão. Com a chegada da carcinicultura ( é a criação de camarão em viveiro escavados no manguezal) gerou vários problemas para a comunidade, como: invasão de terras, divisão da comunidade, violação aos direitos humanos, havendo casos de intimidação física e psicológica, devastação da vegetação do mangue, entre outros. Atualmente a comunidade de Curral Velho vive em harmonia, mas sempre atenta na garantia de seu território.

Praia de Arpoeiras

Antes de se chamar praia de Arpoeiras era habitada por muitas famílias, mas com os ventos fortes e a falta de água potável alguns moradores saíram do local. Os pescadores da região ao retornarem dos currais com o pescado do dia, montavam pequenas cabanas e lá bebiam e comiam. Com o tempo pessoas que passavam no local se tornaram clientes e foi aí que surgiram as barracas na praia, hoje procurada por turistas. Considerada a maior praia seca do Brasil, ela possibilita o banho de mar em águas rasas, quando a maré seca é possível caminhar por longa extensão de areia até o mar. Em maré baixa, a água recua cerca de dois quilômetros em relação à costa, num fenômeno que se repete duas vezes ao dia. A praia também cativa pela extensão e calmaria.

Entre os dias 29/11 e 01/12 acontece a I Festa dos Encantes do Mar e do Mangue, com oficinas, trocas de saberes e imersão a comunidade tradicional pesqueira e o fortalecimento do turismo comunitário. Pra fazer a inscrição no evento é só clicar no link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBNSZgC5b3-2gQzVb_Wbt1mooV5A6-PIcpgO1KB6TvbcMg7w/viewform.

Informações no Instagram https://instagram.com/pousadaencante_mangue?igshid=lxboon1wy4qq