Em defesa das águas e dos bens comuns

No período de 16 a 19 de Agosto de 2018, a Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati-CE) recebeu a primeira Assembleia Popular dos Povos das Águas. Estiveram presentes comunidades tradicionais quilombolas e povos indígenas da Zona Costeira e do Sertão, maioria formada por pescadores e pescadoras artesanais e agricultores e agricultoras camponesas do Ceará e Piauí.

A assembleia promoveu importantes debates sobre causas comuns e lutas articuladas entre os Povos das Águas. Dentre os momentos mais fortes do encontro destacam-se: o intercâmbio dos participantes com a comunidade do Cumbe, as místicas, a celebração dos povos e da natureza e o aprofundamento de questões referentes à pesca, mariscagem, ameaças e conflitos nas águas doces e salgadas, considerando suas diferenças e similitudes.

Como fruto desse momento de articulação das diversas formas de lutas e resistências, os Povos e comunidades, as organizações comunitárias, movimentos e coletivos construíram um manifesto (CartaAssembleiadosPovos das Águas)para a sociedade e particularmente para os setores urbanos, em solidariedade, vinculação e defesa dos Povos das Águas e de seus ambientes.

v

Realização: organizações da sociedade civil, Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP-CE), Instituto Terramar, Cáritas Diocesana de Crateús e Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).