Pescadores e pescadoras bloqueiam Canal do Tomba

Pescadores e pescadoras artesanais bloqueiam o Canal do Tomba (Caravelas-BA) desde o último sábado (1/7), impedindo as passagens das barcaças que transportam toras de eucalipto até a fábrica da Fibria S.A. em Aracruz (ES). De acordo com o comunicado do Movimento Autônomo dos Pescadores de Cassurubá, a ação é um protesto contra a empresa e deve se manter até que as reivindicações sejam atendidas. Atualmente, a dragagem do Canal gera graves impactos ambientais no território tradicional de pesca de quase 2 mil pescadores artesanais.

A Fibria, para ter esse empreendimento no local, é obrigada a cumprir uma série de condicionantes determinadas pelo Ibama, uma vez que o Canal parte da zona de amortecimento da Reserva Extrativista Cassurubá. Ao contrário disso, o descarte de sedimentos resultando em assoreamento do ambiente estuarino; o carreamento de material lamoso às praias e recifes de coral; o soterramento dos bancos camaroneiros; a alteração da dinâmica hídrica estuarina; e a limitação às áreas tradicionais de pesca são as práticas em curso.

As reivindicações dos solicitam que a empresa cumpra as condicionantes do Ibama. Dentre elas, a principal é a criação de uma cooperativa para os pescadores e marisqueiros locais. Além disso, a substituição imediata do consultor que acompanha o Programa de Apoio às Atividades Pesqueiras por outro indicado pelos próprios pescadores, o financiamento da quota-parte de pescadores indicados pelo Movimento, auditoria interna, disponibilização de curso de cooperativismo para todos os pescadores cadastrados e inscrição de todos os interessados em se cooperar são outras demandas apresentadas.

Confira o comunicado do movimento: http://bit.ly/2sD7Vug
Mais informações: http://bit.ly/2sJAsK1
Foto: greenme.com.br