Rearticulação das organizões sociedade civil do Ceará

Historicamente, as organizações da sociedade civil no Ceará têm uma importante atuação na formação de sujeitos, no fortalecimento de organizações coletivas, na garantia de direitos e no próprio exercício da democracia e na consolidação do Estado Democrático de Direitos.

O trabalho dessas organizações foi responsável pela visibilidade de muitos temas importantes para a sociedade, tais como a formação política de mulheres, a economia solidária, o trabalho em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a vida das juventudes, o apoio às organizações comunitárias, proteção aos direitos de comunidades tradicionais costeiras, formação política de defensores de direitos humanos, o trabalho de afirmação territorial e garantia de políticas publicas nas comunidades das periferias urbanas, dentre outros.

Atualmente, vivemos um processo político de ameaças e/ou de perdas reais das conquistas populares de sujeitos com os quais as organizações trabalham, num contexto de arrocho sobre os direitos, o que se exige ainda mais políticas voltadas para o enfrentamento das desigualdades em suas múltiplas formas: de gênero, de classe, de raça, orientação sexual, geracional.

Essa paisagem política exige das organizações da sociedade civil uma rearticulação a fim de que estabeleçam reflexões pragmáticas que reorientem a formação de novos projetos políticos capazes de responder à conjuntura e fortaleçam sua capacidade de resiliência e incidência social e política na afirmação e garantia de um Estado Democrático de Direito.

Para enfrentar esse contexto, as seguintes organizações da sociedade civil que têm uma afinidade conceitual e discursiva, se reuniram no dia 29 de setembro (2016): Cáritas Brasileiras Regional Ceará, O Pequeno Nazareno, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, a Associação de Desenvolvimento Local Co-Produzido, Instituto Terramar, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA).

Nesta reunião, essas organizações avaliaram e tomaram a iniciativa de organizar uma articulação entre si e com outros sujeitos e movimentos sociais para um processo de diálogo que possibilite: o fortalecimento do enfrentamento coletivo ao cenário político, pactuar o desenvolvimento de um processo coletivo das organizações para a afirmação política de um marco regulatório das organizações da sociedade civil (MROSC) que seja adequado às necessidades das organizações, no contexto dos marcos do Estado Democrático de Direitos.

Para tanto se farão necessários uma análise de cenários e um nivelamento formativo, pactuando um plano de intervenção coletivo com vistas à afirmação política, à proteção e à sustentabilidade das organizações da sociedade civil no Estado Brasileiro. A ideia é deflagrar esse processo no evento denominado Encontro de Rearticulação do Tecido das Organizações da Sociedade Civil do Ceará, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, sendo no dia 24, das 19h-21h30, e no dia 25, das 8h-17h. Nos dois dias, as atividades acontecerão na sede da Cáritas Brasileira Regional Ceará, situada na Rua Júlio César, 442, Jardim América, Fortaleza-CE.