Rede Tucum faz planejamento

A Rede Tucum e seus parceiros, como o Instituto Terramar e a Associação Caiçara de Promoção Humana, se reuniram no último final de semana (16 a 18 de setembro) para realizar seu planejamento estratégico. O evento aconteceu na comunidade de Curral Velho (Acaraú-CE) e contou com representantes de quase todas as comunidades que integram a articulação: Tatajuba, Prainha do Canto Verde, Caetanos de Cima, Assentamento Maceió, Assentamento Coqueirinho, Curral Velho, Ponta Grossa, além de representantes do Centro de Formação Frei Humberto do MST e da Pousada Tremembé.

No centro dos debates, estava a necessidade de enfrentar efetivamente desafios da Rede a partir de suas potencialidades reais, dentre elas as práticas concretas de socioeconomia solidária e histórico de organização comunitária, a participação das mulheres e da juventude e a comunicação. Dentre os encaminhamentos, foi definida a realização do primeiro encontro de comunicadoras e comunicadores da Rede Tucum, previsto para outubro deste ano. Por fim, também foram discutidas questões a respeito da próxima assembleia anual da Rede Tucum, com data provável para 7 a 11 de novembro e temática voltada para conjuntura política.

Além disso, o planejamento também foi ocasião da entrega dos kits de antena e telefone rural para os territórios. Os equipamentos, assim como seu uso pelas comunidades, integram o projeto Tucum – Tecendo Comunicação Solidária, financiado pelo Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis, que tem como objetivo fortalecer as estratégias de comunicação da Rede.