Assembleia Estadual do MPP acontece em Tatajuba

A II Assembleia do Movimento de Pescadores e Pescadoras no Ceará (MPP-CE) aconteceu no último final de semana, entre os dias 25 a 29 de maio. O evento foi sediado na Associação de Moradores da Comunidade de Tatajuba (Acomota), no município de Camocim, e reuniu representantes das quatro vilas locais – Vila Nova, São Francisco, Baixa da Tatajuba e Tatajuba – e mais de 20 comunidades de diferentes municípios da Zona Costeira e outras regiões do Estado.

Dentre os objetivos da Assembleia, estavam o fortalecimento da identidade e da organização do movimento; o reconhecimento e valorização das mulheres pescadoras; e as perspectivas do MPP para os próximos períodos. Como no Ceará, o MPP vem realizando assembleias em vários estados do Brasil. Além de discutir sobre as conjunturas locais, as assembleias estaduais são também momentos preparatórios para a Assembleia Nacional do Movimento, prevista para o período de 23 a 26 de agosto de 2016, também no Ceará, na comunidade do Batoque (Aquiraz).

Na Assembleia estadual do MPP Ceará foram discutidos temas relevantes, como a conjuntura política e econômica do pais; as lutas e os desafios para as mulheres pescadoras, a partir dos acúmulos da Articulação Nacional de Pescadoras (ANP); a conjuntura dos direitos humanos; a situação da pesca artesanal no Ceará e os desafios para o MPP em geral e para as comunidades em particular. Além disso, as possibilidades de garantir os territórios tradicionais de pesca artesanal, dentre elas o debate sobre as Reservas Extrativistas, também estiveram pauta. Por fim, a Assembleia elaborou conceitos importantes para a identidade do movimento, tais como pesca artesanal e comunidades tradicionais pesqueiras, como isso se relaciona com os conflitos socioambientais que essas comunidades enfrentam e as diretrizes para a ação política do movimento.

O evento foi marcado por diferentes momentos: aprofundamento de debates temáticos e organizativos, mística, cantos, animação e produção artística, tendo se destacado a participação ativa da juventude e das crianças. Além disso, estiveram presentes parceiros como o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), o Instituto Terramar, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos e a Organização Popular de Aracati. Dentre os encaminhamentos da Assembleia, destacou-se a formação de um coletivo de jovens do MPP.